Economia
7. ERGONOMIA
7.1. O QUE É ERGONOMIA;
Ergonomia: a ciência de projetar o trabalho, os equipamentos e local de trabalho para adequá-lo ao trabalhador. Sistemas de trabalho, de desporto, de lazer, ou outros, devem incluir princípios ergonômicos na sua concepção, visando de forma integrada a saúde, a segurança e o bem estar do indivíduo, bem como a eficácia dos sistemas. A Ergonomia está presente em tudo o que envolve as pessoas.
A ergonomia, ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
• Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
Cada vez mais, as pessoas estão reclamando e reivindicando por melhores condições de vida e, por conseqüência, de trabalho. Na busca dessa equivalência, diversas melhorias são demandadas. Pode-se dizer que se exigem, cada vez mais, soluções ergonômicas.
A ergonomia não se limita ao trabalho, na sua concepção básica. Ela também é útil na concepção de brinquedos, no esporte, no vestuário, em projetos de informação, no mobiliário e nos softwares, dentre inúmeras outras aplicações. Em resumo, podemos dizer que a ergonomia é uma disciplina científica preocupada em propiciar o bem estar ao ser humano, seja no trabalho ou no lazer. A ergonomia deve ser desenvolvida e aplicada em conjunto com outras áreas, visando a criação de produtos e serviços mais seguros, confortáveis e que nos ajudem a desempenhar nossas atividades, sejam elas laborais ou não, com a máxima eficiência e eficácia, sem