Economia
1 - Com base nas variáveis que influenciam a demanda por um bem, explique qual a diferença entre variação na quantidade demandada e variação na demanda, desenhando as respectivas curvas.
A quantidade demandada representa uma simples variável. Ex: 1 a 2 laranjas demandadas pelo consumidor.
A demanda representa geralmente a relação inversa, que existe, entre o preço de um bem e a quantidade demandada deste bem. A quantidade demandada é colocada no eixo horizontal, enquanto que a demanda é a própria curva de demanda.
Neste caso, deve-se compreender um ponto específico da curva relacionando um preço a uma quantidade. Neste caso, sendo o bem normal, caso houvesse um aumento na renda dos consumidores, ceteris paribus, a curva Do iria se deslocar para a direita, indicando que, aos mesmos preços, por exemplo, Po, o consumidor estaria disposto a adquirir maiores quantidades do bem.
A Variação na demanda ocorre quando há uma alteração em qualquer das outras variáveis que influenciam a demanda por um bem. Nesse caso, há um deslocamento de toda a curva de demanda, pois, a cada preço, os consumidores passam a demandar uma quantidade diferente da que demandavam antes de ocorrer a alteração considerada.
A variação da quantidade demandada ocorre quando há um aumento ou um redução nas intenções de compra provocados por variações no preço do produto. Nesse caso, há um movimento ao longo de uma mesma curva de demanda. A curva de demanda não muda de posição. 2. Indique nas situações a seguir, se haverá variação na quantidade demandada ou variação na demanda, desenhando a respectiva curva.
a) Um aumento no rendimento dos consumidores aumenta seu desejo de comprar televisores.
Resposta: Variação na demanda devido à alteração em outra variável (renda).
b) Com a chegada do verão, o preço das roupas de inverno diminui.
Resposta: Variação na quantidade demanda. A curva não muda de posição.
3. Tudo o mais constante, diga que efeito um