Economia
INTRODUÇÃO
O presente trabalho a seguir tem como meta analisar os cálculos de uma empresa fictícia, tendo em conta desde seu investimento inicial até seus lucros e despesas.
Para o desenvolvimento do mesmo, veremos também um pouco de cálculo e teoria no que se trata de tipos de investimento, fases de desenvolvimento do projeto de investimento, fluxo de caixa relevante, SELIC, técnicas de investimento, efeito da inflação na análise de investimentos, imposto de renda, depreciação e alguns cálculos referentes a TIR, TMA e Payback.
Contudo, todo esse processo poderá ser visto nas etapas presentes a seguir.
ETAPA 1
TIPOS DE INVESTIMENTO
Investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros.
O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques, já o investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
FASES DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INVESTIMENTO
Todo o processo de desenvolvimento de um projeto de investimento é classificado em diferentes fases onde se desenvolvem atividades necessárias à implementação. Existem três fases principais, Fase de Concepção Fase de Implementação e Fase Operacional.
CONCEPÇÃO
Esta é a fase inicial, a criação da ideia a avançar e a ponderação de todos os critérios inerentes ao investimento a realizar. É subdividida em três sub-fases:
• Identificação das oportunidades de investimento - A identificação do projeto é