economia
A teoria clássica nasceu com Henry Fayol ( 1841-1925) engenheiro francês que ianugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa.
Frederick W. Taylor (1856-1915): nasceu nos Estados Unidos em 1856. Em 1878 depois de estudar na Europa e recusar fazer o curso de Direito em Haward, optou por trabalhar na Midvale Steel Company. Começou como operário, logo passou para escriturário, maquinista, e finalmente engenheiro chefe. Taylor é considerado pai e idealizador da Administração Científica, tem como característica principal a ênfase nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional.
Fayol subtituiu o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão geral da empresa e global de uma ação científica defendendo a visão anatômica de uma empresa em termos de organização formal e suas funções dentro do todo.
Henry Ford (1863-1947): nasceu em 1863, na cidade norte-americana de Springwells, foi um importante engenheiro americano. Ford é considerado o primeiro a implantar um sistema de produção em série. O engenheiro americano notou que era muito mais barato e rápido produzir um modelo de automóvel padronizado, desenvolveu e implantou a linha de montagem, produziu seu primeiro automóvel em 1892.
A transição da Administração científica para a administração geral de grandes organizações foi marcada no início do século XX pelas obras de Pierre du Pont (1870-1954) e Alfred Sloan (1875-1966).
Pierre Du Pont foi inovador, implantou técnicas de administração, finanças e operações em duas grandes corporações: DuPont e General Motors. Ele se tornou presidente da Dupont em 1915 e criou uma estrutura diferenciada. Planejamento Estratégico e Estrutura: criação de departamentos funcionais (produção, vendas, desenvolvimento e finanças), cada departamento tinha sua responsabilidade, e seu objetivo de cumprir suas obrigações. Com