economia
Gilvan Rocha Pereira RA
Marceline Oliveira das Neves RA-
Neviton Farias RA 7701651201
Priciliana Conceição Santos RA- 41820
Victor Moura RA-
ATPS: ECONÔMIA
Professor (a) à distância: Renata Machado Garcia Dalpiaz
Tutor: Zedequias de Lima Fialho
Curso: Ciências Contábeis
Anhanguera- Uniderp . Pólo Porto Seguro-BA
08/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido baseado no Café, que é uma das bebidas mais consumidas no mundo, no ano de 2007, só no Brasil foram consumidas mais de 17 milhões de sacas de café. Até o ano 1.000 d.c, o café, originário da Etiópia, era usado para alimentar os rebanhos durante as longas viagens como um estimulante. Quando chegou ao continente Europeu, no século XIV, o café era chamado de “vinho”,mas o café torrado como consumimos hoje, só surgiu no século XVI.Sabendo do seu potencial, os Árabes eram os únicos que cultivavam a planta e dominavam a produção da bebida, pois até o século XVIII o café era considerado uma preciosidade. Levada pelos Vienenses, o comércio da bebida ou dos grãos chegou a Europa, que fundaram o Botteghe Del caffé, principal responsável pela popularização do habito de torrar e moer o café, os Vianenses também inventaram o costume de beber o café coado, adoçado e com leite, o famoso café vienense.
Na segunda década do século XVIII, o café chegou ao Brasil, através de Francisco de Melo Palheta. As primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa, as plantações se espalharam pelo interior de São Paulo e Rio de Janeiro no século XIX.Os mercados internacionais e nacionais, principalmente Estados Unidos e Europa, aumentaram o consumo favorecendo a exportação do produto brasileiro.
Com a queda nas exportações de cacau,algodão e açúcar, os fazendeiros sentiram uma grande oportunidade de obterem altos lucros com o chamado “ouro negro”, passaram então a investir e ampliar mais os cafezais.Os fazendeiros, principalmente