Economia
a) No cenário “A”, considerando o conceito de elasticidade-preço, deve-se considerar o menor preço, pois devido ao elevado volume de circulação de pessoas somado a grande concentração de estabelecimentos na região, caracteriza um público que possui uma renda média mais baixa e com maior número de concorrências. Ou seja, o preço de R$ 1,50 torna-se mais competitivo neste cenário.
b) Já no cenário “B” por se tratar de um ambiente de shopping center onde será praticado a exclusividade no mercado, o preço de R$ 4,70 é justificado em decorrência da maior renda média do publico e por se tratar de o único estabelecimento do ramo no mercado do shopping center.
Caso 2
a) No cenário “A” por possui o ambiente e-commerce onde os clientes buscam melhores alternativas antecipadamente é fundamental praticar menores tarifas, pois há concorrência de preços e de opções de hospedagem. ou seja, a característica dos clientes são de renda média mais baixa e maior volume de concorrência no mercado.
b) Entretanto, no cenário “B” que trata de vendas de balcão, o próprio cliente já optou pela a hospedagem, ou seja, não está a procura ou pesquisando opções de hospedagem, o que permite praticar preços mais elevados. Sendo assim, a característica deste cliente é a que busca atender a sua necessidade de imediato e que possui a renda média mais alta.
Caso 3
Considerando o conceito de elasticidade-renda, o caso 3 expõe um cenário onde ocorreu a migração de renda para “top” para o “pop” devido a queda na renda do consumidor, caracterizando a sensibilidade de renda.
A estratégia adotada pelo empresário tem o objetivo de atender a sensibilidade da renda, atuando desta forma nos dois tipos de mercado, já que independente da variação de renda o empresário não terá perda significativa na oscilação da renda