gesso em placa
Hêmily Gasperazzo
Lucas Valani
Patrícia D. Sebim
Histórico
O gesso é um dos mais antigos aglomerantes que se tem notícia.
Foi encontrado em construções do Antigo Egito, com cerca de cinco mil anos. Suas técnicas de calcinação e suas propriedades hidráulicas já eram amplamente conhecidas pelos egípcios, o que permite inferir que o material era utilizado por civilizações até anteriores a esta. Seu emprego era variado, desde a confecção de objetos decorativos, como estátuas, até revestimentos de paredes na forma de argamassas e pastas que serviram de base para afrescos que decoram até hoje o interior de algumas pirâmides.
O forro de gesso mais usado na década de 90 foi o forro de placa
60x60.
Vantagens
O
valor por m² é mais barato que qualquer outro tipo de rebaixamento em gesso. O
forro de gesso 60 x 60 não precisa necessariamente de acabamento em locais comerciais, apenas se o cliente optar por deixar o forro totalmente liso.
O
serviço de pintura não precisa esperar muito, 2 horas após o término do forro, o serviço de pintura pode começar.
Desvantagens
As
placas são feitas unicamente de gesso e absorve úmidade com facilidade. O forro está mais propenso a trincas e rachaduras do que os outros forros em gesso.
O
forro de placa 60 x 60 pesa em média 22 kg/m², o que torna a obra muito pesada.
Facilidade em adquirir fungos e bactérias que por sí só mancham o forro.
Diferença de Gesso em placa X Gesso acartonado (Drywall).
Gesso Acartonado (Drywall): É executado com maior agilidade e rapidez gerando bem menos entulho e trabalhos de remoção além de permitir que o rebaixamento seja menor, uma grande vantagem para ambientes com pé-direito baixo. É um produto industrializado e o sistema de fixação é através de parafusos sendo aplicável massa somente nas emendas da placa. As placas medem 1,20 x 1,80m.
Gesso em placa: Um produto de menor valor que é utilizado