Economia
Unidade 1 – A actividade Económica e a Ciência Económica
1.1) Realidade Social e Ciencias Sociais
Os seres humanos transformam a natureza socialmente e, humanizando-a, transformam-se a si próprios, mas não produzem, é claro, o mundo natural, que está constituído enquanto mundo-objecto, independentemente da sua existência.
Deste modo, deparamo-nos com duas realidades – natural e social – interdependentes entre si.
1.2) Fenómenos Sociais e fenómenos económicos
O objecto real das ciências sociais é o estudo da realidade social, ou seja, de um conjunto de fenómenos – os fenómenos sociais – que se produzem e reproduzem no interior da sociadade. – Exemplo: Moda
Deste modo a Economia, como uma ciência Social, tem por objecto de estudo os fenómenos sociais e, em especial, os fenómenos económicos.
A distinção entre as diferentes Ciencias Sociais provem do facto destas encararem, abordarem e analisarem essa mesma realidade social de uma forma diferente.
1.3) A Economia como ciência – objecto de estudo
A economia, como ciência social, tem como objecto real a análise da realidade social.
A economia interessa-se pelo estudo da aplicação eficiente de recursos (escassos) para satisfazer necessidades virtualmente ilimitadas.
Assim a economia tem por objecto, não só a análise das condições necessárias para a universalização do bem-estar material, mas também a pesquisa das causas da expansão e das crises, bem como dos problemas decorrentes da escassez de recursos face ao carácter ilimitado das necessidades.
O problema económico resulta do facto dos recursos produtivos utilizaveis serem escassos. Quanto mais nao seja é limitado o tempo de que dispomos para os utilizar. Quer isto dizer que é necessário adequar os recursos escassos a essas múltiplas necessidades.
O facto de ser necessário escolher entre diferentes alternativas significa que para satisfazer uma necessidade se tem de sacrificar uma outra necessidade,