Economia
3.Impostos indiretos: impostos incidentes sobre o consumo ou sobre vendas.
- Impostos diretos: impostos incidentes sobre a renda e o patrimônio.
- Imposto específico: o valor do imposto é fixo, qualquer que seja o valor da unidade vendida.
- Imposto ad valoren: é um percentual (alíquota) aplicado sobre o valor sobre o valor de venda.
4. Custo de Oportunidade e Custos contábeis;
- Externalidades (custo privados e custo sociais) é particularmente importantes para avaliação social e avaliação privada de projetos de investimentos.
- Custo e Despesas – na teoria microeconomia tradicional não é feito uma distinção rigorosa entre os conceitos de custos e despesas, como é feito na contabilidade.
Custo de oportunidade e custo contábeis;
- Custos contábeis são os normalmente conhecidos na contabilidade privada, ou seja, são custos explícitos, que sempre envolvem um dispêndio monetário.
- Custo de oportunidade são custos implícitos relativos. Aos insumos que pertencem à empresa e que a empresa e que não envolvem desembolso monetária.
A definição contábil coloca que o custo são gastos associados ao processo de fabricação de produtos, enquanto despesas são associadas ao exercício social e colocadas para o resultado geral do período, comerciais e administrativas.
5. Concorrência perfeita no mercado de fatores – corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção. É abundante, o que torna o preço desse fator constante.
- Monopssômio – compreende uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos.
- Oligopsômio – é o mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores negociando com muitos.
- Monopólio bilateral – ocorre quando um monopssônista, na compra do fator de produção, defronta com um monopolista na venda desse fator.
6. Microeconomia – examina a formação de preços em mercados específicos, ou seja como consumidores e empresas interagem no mercado e como