Economia
...
4 - Supondo que Copom fixe à taxa de juros Selic em 12,75%, a meta de inflação decidida pelo conselho Monetário Nacional (CMN), seja de 4,5% para o ano, determinar a taca real de juros para o período.
5 - Sobre a teoria quantitativa da moeda:
A - Defina a teoria quantitativa da moeda:
B- Defina velocidade-renda da moeda. Qual seu comportamento no curto prazo, de acordo com a teoria clássica e com a teoria keynesiana?
C - Como as expectativas de inflação fatura podem afetar a velocidade- renda da moeda?
D - Supondo a velocidade –renda da moeda constante e uma economia com desemprego de recursos produtivos, mostre o efeito de uma política monetária expansionista sobre o nível geral de preços e a renda da economia.
6 - Coloque-se na posição de uma autoridade monetária e apresente dois instrumentos de política monetária para cada dos objetivos a seguir:
A – Expansão do nível de atividade:
B – Política antiinflacionária.
Cap. 08
1 - Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionados os respectivos fatores que as provocam.
2 - Explique resumidamente as distorções provocadas por taxas de inflação.
3 – Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com as seguintes correntes:
A – Neoliberal (monetarista);
B – Inercialista;
C – Estruturalista.
4 - Explique qual o efeito provável de uma política de estabilização de preços sobre o grau de distribuição pessoal de renda.
5 – Supondo uma economia com déficit público relativamente elevado, o que deve ocorrer com as taxas de inflação se o governo emitir moeda para cobri-lo ?
6 – Suponha a mesma economia de déficit publico relativa mente elevado da questão anterior. Se o governo emitir títulos para cobri-lo , mostre de que forma pode ser possível manter taxas de inflação relativamente