ECONOMIA E SOCIEDADE
A economia estuda a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade. No entanto, há uma contradição. Os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados (VICECONTI e NEVES, 2010, p. 1). De acordo com o assunto em questão, discutido no Capítulo I - Introdução à Economia assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS A questão central do estudo da economia é como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades humanas. Em qualquer sociedade, fatores de produção, como: mão-de-obra, matérias-primas, terra, dentre outros são infinitos, ou seja, não acabam. A economia é uma ciência exata, cujas leis ou proposições são passíveis de verificação ou de experimentação. O ser humano nunca está satisfeito com o que possui e sempre deseja mais coisas, por isso as necessidades humanas são consideradas finitas ou limitadas. Todas as anteriores estão corretas.
2ª QUESTÃO
Por mais rica que a sociedade seja, os fatores de produção serão sempre escassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços que essa mesma sociedade deseja (VICECONTI e NEVES, 2010, p. 1-2). Nesse sentido, de acordo com as discussões realizadas sobre o assunto no Capítulo I - Introdução à Economia, o problema econômico fundamental de qualquer sociedade é:
I. O quê e quanto produzir.
II. Como produzir.
III. Para quem produzir.
ALTERNATIVAS Apenas a I está correta. Apenas a II está correta. Apenas a III está correta. Todas as alternativas estão corretas. Nenhuma das alternativas está correta.
3ª QUESTÃO
A curva de transformação ou fronteira de possibilidades de produção (FPP) mostra a quantidade máxima possível de bens ou serviços que determinada economia pode produzir, com os recursos e a tecnologia de que dispõe e dadas as quantidades de