Economia e os grafos
Universidade Federal Fluminense
TEXTOS PARA DISCUSSÃO
UFF/ECONOMIA
Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Economia
Rua Tiradentes, 17 - Ingá - Niterói (RJ)
Tel.: (0xx21) 2629-9699 Fax: (0xx21) 2629-9700 http://www.uff.br/econ esc@vm.uff.br
Medidas de Centralidade da Teoria dos
Grafos aplicada a Fundos de Ações no
Brasil
Renata Raposo Del-Vecchio*
Délio José Cordeiro Galvão
Leonardo Silva
Renato Falci Villela Loures de Lima
TD 253
Dezembro/2009
*Professora do Departamento de Economia/UFF. E-mail: renata@vm.uff.br.
Economia – Texto para Discussão – 253
Resumo
Diversos são os fatores que podem influenciar o preço das ações. Daí a necessidade de intensificarem-se os estudos sobre o comportamento dos agentes ao atuarem de forma coletiva em contextos econômicos. A imitação entre agentes freqüentemente é observada dentro de mercados financeiros. Para tentar consolidar os dados extraídos do mercado mobiliário este artigo apresenta um modelo que representa o mercado de ações por meio de um grafo ou rede ( market graph). O modelo proposto pretende auxiliar o investidor na visualização do conjunto de dados do mercado financeiro. Assim, ao estudar-se o padrão existente nas conexões do market graph o analista de mercado poderá extrair informações úteis a respeito da estrutura interna do mercado de valores.
Destarte, esse artigo identifica a existência de agentes líderes no mercado acionário, que tiveram influência direta e majoritár ia no movimento das principais carteiras acionárias no decorrer dos anos de 2003 a 2007.
Palavras-chave: Grafo de mercado, mercado mobiliário, ações, medidas de centralidade em grafo.
JEL: G22, G28
Abstract
Several factors may influence the shares prices. That is the reason why the necessity of increase the studies about agent behavior acting in a collective manner in the economic context. The imitation among agents is frequently observed inside the financial market.