Economia e negocios
SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Abdias Gonçalves de Oliveira RA: A6873D-2
Arineuza Rezende Alves RA: A533DH-1
Juvercino R. de Oliveira Júnior RA: B171CA-3
Ambiente Econômico Global
GOIÂNIA-GO
2013
O coeficiente de abertura comercial de um país ou estado é um indicador de comparação internacional, cujo objetivo é o de avaliar níveis de transações comerciais externas de diferentes países. Para se medir o coeficiente de abertura comercial, calcula-se a proporção das exportações e importações em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado país ou estado em um dado período de tempo.
ESTADO : MINAS GERAIS
O estado de Minas Gerais é o terceiro estado mais rico da Federação, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. A estrutura econômica do Estado apresenta um equilíbrio entre os setores industrial e de serviços, responsáveis respectivamente por 45,4% e 46,3% do PIB de Minas Gerais, enquanto a agropecuária contribui com apenas 8,3%.
DESEMPENHO DO COMÉRCIO EXTERIOR
ANO 2010
Há décadas a unidade da federação cujos resultados comerciais com o exterior são tradicionalmente superavitários, e de tal modo, que Minas Gerais oferece sempre a maior contribuição para o saldo comercial do país. Para se ter uma ideia, em 2010, o saldo comercial de Minas Gerais (US$ 21.2 bilhões) supera em cerca de 5% o superávit obtido pelo Brasil (US$ 20.2 bilhões).
O panorama do comércio exterior estadual é fortemente marcado pelas vendas de matérias primas e produtos de baixa intensidade tecnológica há décadas, em que pese alguns avanços pontuais. Esta realidade reclama uma maior participação de seguimentos como micro e pequenas empresas , principalmente pela maior capilaridade e capacidade de inovar, sobretudo através de iniciativas associativistas de modo, a atualizar a pauta exportadora com bens e