economia e mercado
Prof GeorgesKeramidas
A Política Econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países.
Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber:
Nacionalmente o Governo, o Banco Central e o Congresso
Internacionalmente por órgãos como, por exemplo o FMI, o Banco Mundial, o Eximbank.
Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato da economia da maioria dos países encontrar-se globalizada.
O objetivo principal da Política Econômica é “atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens”.
A economia é o termômetro. Os efeitos produzidos pelo desempenho da economia como um todo são facilmente percebidos – eles afetam a vida dos cidadãos. O padrão de vida desfrutado pela sociedade, os feitos políticos e militares, o poder da nação na comunidade mundial, o sucesso dos produtos nacionais em mercados externos e a imagem internacional do país, são fortemente dependentes do desempenho macroeconômico.
1. MACROECONOMIA
A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
Os macroindicadores sinalizam padrões de desempenho, desequilíbrios cíclicos ou crônicos, êxito ou fracasso de concepções estratégicas e políticas.
O principal indicador da atividade econômica o PIB – Produto Interno Bruto exprime o valor da produção realizada dentro das fronteiras geográficas de um país, num determinado período, independentemente da nacionalidade das unidades produtoras. Em outras palavras, o PIB sintetiza o