ECONOMIA E MERCADO
Consultoria interna x Consultoria externa: Qual o melhor caminho?
Primeiramente, temos que definir o que é cada uma delas. Consultoria interna é uma atividade meio, orientada para dar suporte às atividades fins que envolvem mudança, conhecimento técnico, pesquisa e desenvolvimento (Hansen, 1990).T ambém se define como o conjunto de atividades desenvolvidas por um consultor de RH que ajuda o seu cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem em seu ambiente. Consultoria Externa é contratação de um profissional com olhar externo, que percebe as diferentes faces e necessidades da empresa, sem estar impregnado ou envolvido como um funcionário, que pode perceber e enriquecer a empresa diante de uma mudança.
Quanto à escolha por uma ou outra, podemos ter tanto um consultor interno quanto externo, irá depender da estrutura da empresa e da necessidade que ela está passando no momento. Algumas empresas por não conhecerem o papel de recursos humanos, podem iniciar com uma consultoria externa para entender esta necessidade e apropriar-se destes valores e então contratar um consultor interno que dará a permanência destas atividades. Assim como, uma empresa pode iniciar com um consultor interno, e perceber que para implementar novas ferramentas, ser estratégico e competitivo no negócio, deverá contratar um consultor externo.
Para falar de consultoria interna e externa, não se pode deixar de lado o objetivo desta contratação, que poderá estar ligado a uma mudança do papel estratégico da área de Recursos Humanos. Vale definir então que um RH estratégico, que participa da elaboração da visão, da missão e do planejamento estratégico da empresa, que realiza suas atividades e colabora para que os planos aconteçam de acordo com este compromisso, e que busca atingir as metas estabelecidas pela empresa, é essencial.
O RH estratégico tem muito claro seu papel no contexto organizacional, sua área de