Economia e mercado
2.1.1 – Segmento de mercado
A Cinpal atua há mais de 60 anos no mercado automotivo, linha pesada. Atualmente a empresa vêm sendo “invadida” por produtos importados, com custos abaixo do mercado nacional. Tudo isso em decorrência da abertura e facilidade de importação, com taxas cambiais baixas e até mesmo um sistema arcaico de classificação fiscal. Desde Setembro/2011, a Cinpal vem reestudando seus custos internos para realinhar sua tabela de preços, fazendo com que a empresa continue atuando no mercado mesmo com lucros inferiores aos alcançados ao longo dos anos.
Há uma boa projeção para o futuro de nossa economia o que faz a empresa continuar investindo em maquinários e evitar, contudo, a demissão de funcionários.
2.1.2 – Concorrências
Tivemos acesso aos produtos fabricados pela empresa e procuramos ajuda-los na teoria de concorrências.
Assim a empresa pode avaliar em qual segmento um desconto é necessário ou não.
2.1.2.1 – Concorrência pura / perfeita
Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar as condições do mercado devido ao grande numero de vendedores e compradores quanto à homogeneidade do produto. Ou seja: o conjunto das empresas determina a oferta de mercado, a qual, interagindo com a procura, determina o preço. Este preço pode variar em função do comportamento da oferta de mercado. No entanto, nenhuma empresa individual pode influenciar, sozinha essa oferta.
Nessa situação de concorrência perfeita a empresa tem que se submeter aos preços regulados pelo mercado, onde o Pe (preço de equilíbrio) é definido pela interação entre a oferta e demanda existentes em um mercado, pois o excesso de oferta fará com que os preços baixem e o excesso de demanda com que os preços elevem.
Nesses mercados, preços e quantidades tendem a se ajustar, de modo a eliminar tanto o excesso da oferta como o da demanda equilibrando o mercado e apenas em condições.
Como variações das