Economia e meio ambiente
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
Bacharelado em Direito
Disciplina Economia Política
Economia e Meio Ambiente:
Aliança para o Desenvolvimento Sustentável
Goiânia
2013
INTRODUÇÃO
A união dos temas Sustentabilidade e Crescimento Econômico é, sem dúvida, emergente nesses últimos anos. A conciliação desses dois temas têm sido a tarefa mais difícil que atormenta não apenas economistas e ambientalistas, mas também políticos, empresários e a própria população. O debate atual é acalorado e cria uma série de controvérsias em relação ao que seria considerado um fato isolado ou algo que precisa ser analisado com mais frieza e decidido com emergência.
O problema dessas discussões acerca do que pode ser feito ou não para combater o avanço de uma devastação global é que as pessoas preocupam-se apenas com o crescimento econômico e se esquecem de pensar que este será impossível se o planeta se “voltar contra nós”. As pessoas têm em mente apenas o sistema econômico capitalista que é considerado por muitos o motivo principal, ou até mesmo único, da situação em que se encontra o planeta.
É importante ainda dizer que apesar de o aquecimento global, a redução de CO2 e o consumo de energia serem aspectos importantes a serem tratados, eles não representam nem 10% do conceito de o que seria um Desenvolvimento Sustentável.
Sabendo disso, o objetivo desse trabalho seria apresentar a necessidade da criação de uma aliança sustentável que una os dois temas antes mencionados, trazendo, para a comprovação dessa tese, conceitos de Crescimento Econômico e Sustentabilidade e pontos de vista acerca do assunto.
Os dois temas em questão não devem ser antagônicos. Devem, ao invés disso, atuar de forma conjunta para a preservação do ambiente e da vida.
CRESCIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE CRESCIMENTO ECONÔMICO VERSUS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO O conceito dos dois pontos tratados aqui são diferentes, mas interdependentes.