Economia e analise de marcado
Economia e Análise de Mercado. Produto Imobiliário e tipos de consumidores.
Técnico em transações imobiliárias.
Turma C.T.T.I. 100
Birigui - SP, 01 Julho de 2014.
No ramo imobiliário falasse muito em mercado imobiliário, porem, será que efetivamente o conhecemos e sabemos o seu real significado?
Um mercado identifica-se segundo suas inúmeras variáveis entre as diferentes características, assim como sua composição, numero e comportamento de seus agentes intervenientes.
Estas diferenças existem em função de cada caso e à especificidade do tipo de mercado analisado, enumerando-se características ou atributos básicos, classificando-os quanto aos distintos tipos de mercado.
Relacionado às características do mercado, podemos enumerar: a liberdade, a homogeneidade, a transparência, a concorrência e a frequência das transações imobiliárias.
Como elementos de oposição das características acima, temos: a intervenção, a heterogeneidade, a Ausência e ao infrequência das transações imobiliárias.
A seguir vamos definir cada característica deste mercado tão dinâmico e volátil.
Liberdade.
O mercado imobiliário é livre quando a participação, tanto dos ofertantes quanto dos demandantes, mantem seu equilíbrio, descartando qualquer agente externo à liberdade da oferta e da procura que provoquem alterações no preço e quantidades demandadas.
Homogeneidade.
Um mercado se diz homogêneo, quando as características das diferentes unidades são similares ou que possuam diferenças que possamos considerar como irrelevantes sem que haja preferencia por nenhuma delas em particular. Ressalto que, em determinados produtos que consideramos como similares, pode existir preferencias por parte dos demandantes com respeito a alguma particularidade que venha a diferenciar o produto. Isto é resultado de alguma estratégia do