Economia UFPR
a. Oferta
Conjunto de bens e serviços oferecidos no mercado de um determinado momento e por um preço concreto. É a quantidade de produtos e serviços que estão disponíveis para ser consumidos.
b. Demanda
Demanda é a quantidade de bens e serviços que uma pessoa (fisica ou jurídica) pode adquirir e deseja faze-lo num tempo determinado e a diferentes preços para atender uma necessidade. Considerando a influencia de fatores macro e microeconómicos.
c. Curva de oferta
A curva da oferta é uma relação existente entre o preço de um bem e a quantidade ofertada deste. A inclinação da curva determina como incrementa ou reduz a oferta frente à diminuição ou incremento do preço do produto. A lei da oferta estabelece que perante um incremento no preço de um produto ou serviço, a quantidade ofertada que existe deste será maior, ou seja, os fornecedores terão um maior incentivo que surge da lógica da certeza de incrementar seus ingressos.
d. Curva de demanda
A lei da demanda indica que em condições normais em um mercado, a quantidade demandada é inversamente proporcional ao preço do bem em questão na lógica das outras variáveis não mudarem. Ou seja, se um produto tem um preço baixo, provavelmente vai ter uma grande demanda.
e. Ponto de equilíbrio
É o nível de vendas em que os custos fixos e variáveis se encontram cobertos das receitas é igual ao total de custos e despesas. Neste ponto o resultado, ou lucro final é igual a zero, pode representar o ponto de start para uma empresa começar a lucrar.
f. Principais alterações na curva de oferta
Quando o preço aumenta, a quantidade procurada deverá diminuir. E quando o preço diminui, a quantidade procurada aumenta, formando uma relação inversamente proporcional.
g. Principais alterações na curva de demanda
Supondo-se que a oferta de um determinado produto ou serviço seja constante, o aumento da demanda provocará um aumento no preço de mercado deste produto e uma redução da demanda provocará