microbiologia
Retirou-se com uma pinça, uma porção da epiderme interna de uma escama do bulbo de cebola. Colocou-se a sobre a lâmina com uma gota de água. Cobriu-se com uma lamínula. Levou-se a lâmina ao microscópio e observou-se a preparação com as objetivas de10x, 20x e 40x. Desenharam-se as células observadas.
Observação da suspensão de levedos e hifas do bolor
Numa lâmina colocou-se uma gota da suspensão de levedos. Cobriu-se a preparação com a lamínula; Levou-se a lâmina ao microscópio e observou-se a preparação com as objetivas de 10x, 20x, e 40x; Noutra lâmina, dispuseram-se algumas hifas do bolor e cobriu-se a com uma gota d’agua. Em seguida, fez-se a dispersão do material, com o auxilio do estilete. Cobriu-se a preparação com a lamínula; Levou-se a lamina ao microscópio e observou-se a preparação com as objetivas de 10x, 20x e 40x; Desenharam-se as células observadas.
UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO
1. INTRODUÇÃO:
A microscopia óptica utiliza a propriedade dos raios luminosos de se desviarem ao passar de um meio a outro. A luz, ao atravessar objetos finos e translúcidos, é dirigida por lentes, fornecendo uma imagem ampliada. No microscópio óptico, a luz proveniente dos objetos enxergados atravessa as lentes objetivas e oculares e chega ao olho do observador.
O microscópio apresenta dois sistemas de lentes convergentes; a objetiva e a ocular. A objetiva é um conjunto de lentes que apresenta pequena distância focal e que fornece uma imagem real e aumentada do objeto que é observado. A ocular, também formada por lentes convergentes, funciona como uma lupa, que nos dá uma imagem virtual e aumentada da imagem real que se formou em pela objetiva.
2. OBJETIVOS:
Conhecer os componentes de um microscópio;
Manusear o microscópio óptico;
Preparar lâminas a fresco;
Calcular a ampliação dos materiais biológicos observados ao microscópio óptico.