Economia teoria do desenvolvimento
· DESENVOLVIMENTISMO
1. CAP. 12 – As teorias do desenvolvimento: Do evolucionismo à hermenêutica.
2. Com o fortalecimento do capitalismo e das relações entre antigas colônias e metrópoles as antigas comparações científicas entre sociedades se tornaram ultrapassadas, pois: os objetivos da burguesia em os mesmos (lucro) os Estados tinham o reconhecimento internacional as leis e a burocracia eram criadas a imagem dos países da Europa ocidental Obs.: tais concepções não poderiam mais se adequar aos conceitos de sociedades “ primitivas ” ou “ selvagens ” . A sociologia passou a explicar as diferenças entre as sociedades não eram de ordem natural, mas de acordo com o grau de desenvolvimento.
3. As comparações desenvolvimentistas tinham por objetivo incentivar a racionalidade e os comportamentos direcionados ao desenvolvimento capitalista. obs.: trata-se de um novo evolucionismo, que não procurava mais as diferenças entre a sociedade e as sociedades arcaicas “condenadas” ao desaparecimento, mas tentava encontrar, nas novas nações, as instituições básicas capazes de garantir a continuidade e a reprodução das relações capitalistas. As nações que se firmavam como centros de dominação passaram a ser modelo.
4. Classificação: “ desenvolvidas” “ semi-desenvolvidas” “ pré-capitalistas”
5. As ideias de William Wilber Rostow, do MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachusetts) identifica os estágios do desenvolvimento econômico em etapas: 1ª - Sociedade tradicional – produção limitada, tecnologia rudimentar, subordinação do homem ao ambiente e inadequado aproveitamento dos recursos naturais; 2ª - sociedade em processo de transição – estágio em que aparece precondições para o desenvolvimento econômico – atitudes racionais adequadas ao controle e à exploração da natureza; 3 ª - Sociedade em início de desenvolvimento – inclui as sociedades nas quais são ultrapassados os primeiros limites das sociedades tradicionais – investimento de capital na produção,