Economia solidaria
O Graal no mundo
Este movimento começou na Holanda em 1921 com um grupo de estudantes cristãs que acreditaram ser necessário tornar visível e operacional a presença das mulheres na sociedade. Espalhou-se pelos cinco continentes, cresceu em diversidade e em experiência multicultural e está atualmente ativo em 17 países.
1 - Canadá; 2 - EUA; 3 - México; 4 - Brasil; 5 - Portugal; 6 - Itália; 7 - Alemanha; 8 - Holanda; 9 - Suécia; 10 - África do Sul; 11 - Moçambique; 12 - Tanzânia; 13 - Uganda; 14 -Quénia; 15 - Filipinas, 16 - Papua Nova Guiné; 17 - Austrália.
Em Portugal
“Sem conhecidos, sem amigos, sem mobília, sem projetos bem definidos… Foi um salto no desconhecido que exigiu de cada uma de nós talentos e capacidades que nunca sonháramos ter.” *
Este foi o espírito com que as duas primeiras equipas “oficiais” partiram para Coimbra e Portalegre, em 1961. Eram os começos do Graal em Portugal. O movimento chegara a Portugal uns anos antes, em 1957, com Maria de Lourdes Pintasilgo e Teresa Santa Clara Gomes. Desde então muito aconteceu. O Graal constituiu-se como Associação de Caráter Social e Cultural em 1977, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública em 1985.
Nos seus mais de 50 anos de experiência na dinamização e organização de iniciativas, o Graal tem procurado proporcionar à sociedade portuguesa, e em particular às mulheres, condições de valorização e educação permanente que conduzam ao desenvolvimento de competências de análise crítica e de mobilização para