economia socialista
Assim, caracteriza-se pela assunção por parte do Governo de toda a responsabilidade pela economia, por intermédio dum amplo sistema de planeamento e verificação. O Estado para além de todos os sectores produtivos, possui ainda toda a terra, o gado e o equipamento agrícola, constituindo os camponeses que trabalham a terra, à semelhança dos outros trabalhadores, um proletariado agrícola.
.
1- Conceitos Fundamentais: Segundo a publicação de , , Numa sociedade socialista, todos os meios de produção pertencem ao Estado. O Governo decide o que ser produzido, como deve ser produzido e aloca a cada indivíduo uma parte dos bens de consumo. O primeiro modelo - podemos denominá-lo modelo marxista, ou russo - é totalmente burocrático. Todas as atividades econômicas são exercidas por agências do governo, como o são o Exército, a Marinha ou o Departamento dos Correios. A relação de cada fábrica, loja ou fazenda com administração central é a mesma que uma agência de correios tem com o Departamento dos Correios. A nação como um todo é constituída por um exército de trabalhadores obrigados a prestar um serviço compulsório; o comandante desse exército é o Chefe de Estado.
1.2- A economia socialista A economia socialista é consequência não apenas de uma função reguladora do Governo, mas do domínio absoluto pelo Estado, de todos os bens produtivos, ou seja, pela prática da coletivização de todos os meios e bens de produção.
Assim, caracteriza-se pela assunção por parte do Governo de toda a responsabilidade pela economia, por intermédio dum amplo sistema de planeamento e verificação. O Estado para além de todos os sectores produtivos, possui ainda toda a terra, o gado e o equipamento agrícola, constituindo