Economia questões sobre lei dos rendimentos decrescentes e etc
1) Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes.
Essa lei, descreve a taxa de mudança na produção de uma firma quando se varia a quantidade de apenas um fator de produção.
Aumentando-se a quantidade de um fator de produção variável (mão de obra), mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores (máquinas) a produção de início aumentará a taxas crescentes, porém se a quantidade do fator de produção variável for aumentada, após certa quantidade, passará a aumentar a taxas decrescentes até chegar a um ponto onde a produtividade decrescerá.
Um exemplo seria: uma fábrica com 20 (vinte) máquinas, a medida que se aumenta o número de operários a produtividade desta fábrica crescerá até quando o número de operadores forem iguais ao numero de máquinas. Sendo assim, acontecendo mais contratação de operários do que o número de máquinas, os custos de produção aumentarão, pois o fator variável (mão de obra) é superior a quantidade do fator fixo (máquinas). Desta maneira será interessante e inteligente adquirir-se mais mão de obra, apenas, havendo necessidade.
2) Defina produto total, produto marginal e produto médio. Mostre as principais relações entre esses conceitos.
Produto Total, marginal e médio pertencem à Teoria da Produção que abrange os conceitos de produção e produtividade. Em conjunto com as teorias dos custos e dos rendimentos, ela permite a uma empresa determinar qual a quantidade ideal a ser produzida.
Produto Total: É a quantidade do produto que se consegue da utilização do fator variável (mão de obra por exemplo), mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores, que podem ser máquinas por exemplo.
Produto Marginal (Pmgn): É o acréscimo ao produto total, ao se adicionar mais uma unidade de insumo ao processo produtivo, mantidos todos os demais fatores constantes.
Produto Médio (Pmen): É a produção total dividida pela quantidade de fator de produção empregado.
A relação entre os conceitos acontece da seguinte