Economia portuguesa
Nacional
2
Índice
Conteúdo Introdução
Páginas 3 4 5,6,7 8,9,10,11,12,13 14,15,16 17 18
Conceitos: PIB e Macroeconomia Conceitos : Economia, Equilibrio, Procura e Oferta Situação actual da economia Portuguesa Medidas de ajuda a economia Conclusão Bibliografia
3
Introdução
O ritmo de recuperação da economia portuguesa após a crise financeira e económica internacional e as previsões de crescimento moderado, tanto em Portugal como nos principais mercados de destino das exportações nacionais, poderão aconselhar a que as condições previstas no quadro comunitário temporário relativo às medidas de auxílio estatal destinadas a apoiar o acesso ao financiamento durante a actual crise financeira e económica sejam adiadas, de modo a não comprometer a recuperação económica nas próximas épocas.
4
Conceitos:
PIB, é a sigla para Produto Interno Bruto, representa a soma em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de calcular a atividade económica de uma região. Macroeconomia, é o ramo da Teoria Económica que se dedica ao estudo das economias a nível agregado. O crescimento económico, o desemprego, a inflação, as finanças públicas e os problemas da balança de pagamentos estão no âmbito da Macroeconomia.
5
Conceitos:
A Economia - Ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos:
- Os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente as necessidades ilimitadas e desejos humanos; - A sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.
6