Economia Política
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – ICJ
ECONOMIA POLÍTICA
RESENHA “ECONOMIA POLÍTICA: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA”
BELÉM
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - ICJ
DISCIPLINA: ECONOMIA POLITICA
RESENHA ECONOMIA POLITICA: UMA INTRODUÇÃO CRITICA
BELÉM
2013
NETTO, José; BRAZ, Marcelo. Trabalho, sociedade e valor. In: José NETTO; Marcelo BRAZ. Economia Política: uma introdução crítica. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 29 – 53.
No capítulo 1 da obra “Economia Política: uma introdução crítica”, Netto e Braz (2008) objetivam refletir sobre a base da atividade econômica, isto é, o trabalho, tendo em vista que é a partir deste que se criam os valores, os quais constituem a riqueza social. Contudo, os autores assinalam a relevância da temática do trabalho não apenas no âmbito da atividade econômica, e sim vinculada ao próprio modo de ser dos homens e da sociedade, e por este motivo, primeiramente pontuam os critérios que o determinam como próprio do fenômeno humano-social. O capítulo é dividido em quatro seções, sendo que as três iniciais são utilizadas como base para corroborar a importância do trabalho para o ser humano e a sociedade, e somente na quarta seção envereda-se para o viés mais pertinente à Economia Política.
A primeira seção, intitulada “Trabalho: transformação da natureza e constituição do ser social” introduz o leitor no universo do trabalho e o distingue das atividades naturais (biologicamente estabelecidas) realizadas por outros seres vivos, embora ambas sejam utilizadas para satisfazer necessidades. Dentre as características do trabalho temos: 1) relação mediada entre o sujeito (homens em sociedade) e o seu objeto (as várias formas da natureza); 2) seu cumprimento é dependente de habilidades e conhecimentos apreendidos e transmissíveis; e 3) atende a um elenco quase ilimitado de necessidades. E