Economia Política- Os 10 Princípios da Economia
A)Como as pessoas tomam decisões:
1. Tudo possui um custo, o que faz com que toda ação econômica seja uma escolha. Essa escolha nunca é natural, mesmo que pareça, essa ponderação sempre vai ocorrer.
2. o custo de alguma coisa é equivalente àquilo que se desiste para obtê-la. “Custo de Oportunidade”. Ele existe para todos, mas seu peso em relação à renda varia de pessoa para pessoa por terem rendas diferentes. O juro é o custo de oportunidade do dinheiro; é o que se paga para que possamos utilizar aquele dinheiro que nos foi emprestado. Nós estamos sempre lutando contra o custo de oportunidade das coisas para a obtenção de lucros.
3. Uma decisão econômica permite diversos cursos de ação. Pessoas economicamente racionais pensam na margem, o intervalo entre o custo e o benefício. Nem sempre as decisões são imediatas, o que permite ajustes. Um tomador de decisões racional empreende uma ação econômica se, e somente se, a margem de lucro for maior que a margem de custo.
4. As pessoas respondem a incentivos (promoções, parcelamentos, redução de juros e etc). Como as pessoas tomam decisões com base nos custos e benefícios, seu comportamento pode mudar à medida que esses números se modificam.
B) Como as pessoas interagem:
5. O comércio pode mudar com o passar do tempo.
6. Os mercados em geral são uma boa forma de organizar a atividade econômica. Na ãncia pelo lucro todos acabam por fazer algo em pró da comunidade. Grande parte da economia funciona relativamente bem sem intervenção estatal. Segundo Adam Smith regrado pela mão invisível.
7. Os governos podem, as vezes, melhorar os resultados do mercado.
-Há uma tendência de concentração da riqueza, o que leva a patologias que dificultam a livre concorrência (cartéis, monopólios, oligopólios, dumping). Para corrigir as distorções do mercado existe a intervenção estatal, que varia de acordo com o país.
-Quando falamos de liberalismo ou socialismo falamos apenas no