Economia politica
Foram reduzidas as barreiras as importações, o mercado financeiro foi desregulamentado e foram eliminadas restrições.
O governo conseguiu reduzir a inflação para patamares de um dígito, tendo sido a abertura uma pré-condição para a estabilização.
Estas mudanças foram acompanhadas de importantes desequilíbrios nas contas publicas e no balanço de pagamentos.
ABERTURA DA ECONOMIA PARA O EXTERIOR
É caracterizado pelo aumento das tarifas de importação, assim houve adicionalmente pouca ênfase na formação de recursos humanos .
Nos anos 80 reduziu-se dramaticamente a inserção do Brasil no comercio mundial, basta indicar que, entre 1980 e 1987, o grau de abertura da economia brasileira ao comercio mundial se reduziu em 42%.
UM PROJETO ECONOMICO PARA O BRASIL
Como parte de um projeto pedagógico e de escola que venha a romper a reprodução da desigualdade no plano da família.
A transformação econômica do país requer por outro lado um esforço maciço de investimento em capital humano, este processo de transformação tem no Brasil uma clara premissa a estabilidade macroeconômica, refletidas em reduzidas taxas de inflação convivendo com juros baixos
A dificuldade de expandir de forma acelerada os investimentos dado não apenas seu conteúdo de bens e serviços importados como pelo seu impacto na percepção de risco-país.
OBSTACULOS DO CRESCIMENTO SUSTENTADO
As dificuldades de financiar o setor publico e privado, e a percepção de que a inflação e um processo cumulativo que gera forte memória entre os agentes .
Pode-se argumentar que a partir de 1999 houve uma mudança de ênfase, aumentou o esforço de poupança do setor publico, a trajetória do PIB esteve sobredeterminada pelo produto potencial . A importância de alavancar as exportações residiria fundamentalmente em aliviar restrições do lado da oferta.
Em condições normais, o ajuste para este desequilíbrio envolveria uma redução da taxa de juros, a depressão que o país convive