economia politica
Aluno: Daniel Bruno Gouveia Silva
Professora: Alika Nakashima
Disciplina: Economia Política
Turma: 3° A- N
Responder as seguintes questões em arquivo formato "word" e entregar.
1. Defina os conceitos de inflação de demanda, inflação de custos e inflação inercial.
2. Explique o que é índice de preços.
3. O que significa IPCA-IBGE
1- No contexto da Economia, inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço. No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar.
O aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.
A noção de inflação da economia surgiu em 1838, e significa o aumento dos preços que acontece de forma persistente e que resulta na diminuição do poder de aquisição de uma moeda.
Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo Governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção. Nestes casos, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação.
Outras causas da inflação estão relacionadas com o aumento exagerado do preço de um bem básico, como por exemplo, energia elétrica ou petróleo, ou ainda, pelo aumento ou excesso de consumo, aumentando a procura do produto e, consequentemente, o seu preço.
Tipos de inflação
Existe quatro tipos de inflação:
Inflação de demanda: caracterizada pelo excesso de demanda em um determinado setor;
Inflação de custos: também conhecida como inflação de oferta, que acontece por causa da oferta, por exemplo, quando há uma subida dos custos de produção;
Inflação inercial: também é conhecida como inflação psicológica, porque não é causada