Economia no Brasil nos últimos 20 anos
Depois de tantas crises econômicas, como a Grande Depressão de 1929, o Brasil teve a implantação de um projeto de desenvolvimento da indústria nacional, chamado Processo de Substituição de Impostações (PSI), para atender o mercado interno com agilidade e poder produzir aqui dentro do país aquilo que se importava.
Foi a partir dos anos 60, que o Brasil passou a ter seu crescimento no comércio internacional, ajudando assim a reduzir a incapacidade industrial e alavancando o crescimento da produção industrial e também fez com que a renda pessoal do empresariado aumentasse.
Em 20 anos, a economia brasileira vem vivendo um dos melhores momentos em relação ao seu crescimento, forte e concreto, vem mantendo pelo menos nas últimas duas décadas uma excelente combinação entre estabilidade, investimento, renda e aumento de consumo. Aos poucos, o Brasil vai se aproximando dos poderosos do capitalismo mundial, como Noruega, Suíça, Canadá, entre outros. Através da importação e da exportação de produtos de qualidade, como soja, milho, carne bovina, carne suína, o Brasil teve um aumento de 6,5% em 2013, a geração de novas vagas de emprego, o aumento do salário mínimo, a nova classe “C”, só servem para mostrar o quão fortificada e estabelecida encontra-se nossa economia. A tendência para os próximos anos é que a economia do Brasil vá cada vez mais para cima, e quando a economia aumenta, tudo melhora, melhores salários, mais oportunidades de emprego, mais movimenta o comércio, devagar o país vai para frente, há quem não acredita, mas basta querer ver.
2. ECONOMIA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS
2.1. SETORES DA ECONOMIA E PIB
A sociedade brasileira testemunhou nos últimos 20 anos um processo gradual e contínuo de fortalecimento e consolidação institucional. Na década de 90, ocorreu uma série de avanços na agenda macroeconômica e microeconômica doméstica. Neste período, o Brasil empreendeu com êxito duas transições no regime macroeconômico nos