Economia - microeconomia
INTRODUÇÃO
A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possivel de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais.
As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos.
Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis.
A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade
Do ponto de vista da economia de empresas, que estuda uma empresa específica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de produção, enquanto na Microeconomia predomina a visão do mercado.
1 EMPRESA
1.1 CONCEITO
Parece uníssona hoje a noção da empresa como instituição fundamental do desenvolvimento sócio-econômico. É em torno dessa fantástica figura que cada vez mais gravitam toda uma gama de interesses a ela atribuindo-se parcela considerável da prosperidade forjada ao longo da história. Etimologicamente, o vocábulo empresa “é derivado do latim prehensus, de prehendere (empreender, praticar), possui o sentido de empreendimento ou cometimento intentado para a realização de um objetivo.
1.2 OBJETIVOS
Objetivos são regras de decisão que habilitam a administração a orientar e medir o desempenho de uma empresa na direção de seus fins. Toda e qualquer organização empresarial é