Atps economia etapa 02 - microeconomia: formação de preços
Custo de Oportunidade
Prefeitura recebe 46 novos veículos
Carros locados servem no apoio administrativo, remoção de pacientes e no transporte de estudantes; locação traz vantagens econômicas
Acompanhando uma tendência do mercado em busca de redução de custos, a Prefeitura de Cubatão está locando 46 veículos para utilização nos serviços de rotina de diversas secretarias, inclusive no transporte de estudantes atendidos pela Secretaria de Educação e de pacientes do SUS em remoções conduzidas pela Secretaria de Saúde. No processo de ata de registro de preços, as empresas Taxco Locadora de Bens Ltda. e Passengers Transportes Ltda. foram as vencedoras para prestar o serviço.
“Por essa ata, temos autorização para locar até 110 veículos, mas a demanda inicial é pela utilização de menos da metade”, afirma o secretário municipal de Gestão, Haroldo de Oliveira Souza Filho. “Esse é um dos inúmeros benefícios em terceirizamos parte da frota. Se, a cada necessidade, tivéssemos de abrir um processo para aquisição de veículo, seria demorado atender esta demanda pela previsão dos prazos legais que envolvem uma licitação”.
Segundo o secretário, vários órgãos públicos e empresas conhecidas na região já aderiram à terceirização de transporte, como as prefeituras de Santos, Praia Grande, a Câmara de Vereadores de Cubatão, Petrobras e Usiminas.
Vantagens – Ao optar pela locação, a Prefeitura fica isenta de muitos custos, como os de emplacamento e licenciamento, seguros, peças de reposição, pessoal para manutenção, impostos, além de perdas em virtude de roubo, furto, incêndio ou colisão e custos financeiros sobre a ociosidade da frota. “Caso não tenha mais necessidade, é só devolvê-lo à fornecedora”, ressalta Souza Filho.
Além disso, a fornecedora garante veículo reserva, assistência 24 horas e assessoria jurídica para sinistros. “Há também a considerar o custo de oportunidade de capital, já que se diminui o investimento com aquisição de