Economia micro e macro
Inflação é o aumento generalizado e contínuo dos preços. Uma possível fonte de inflação é o aumento dos gastos sem que aja uma quantidade de bens e serviços compatível com a demanda. Os compradores começam a competir pela oferta que é escassa, contribuindo para um aumento dos preços.
2) Diferencie Inflação de Demanda e Custos.
A inflação de demanda ocorre quando a economia está mais próxima ao pleno emprego, é caracterizada pelo aumento dos custos de produção, mais particularmente pelos insumos, salários, juros, taxas de câmbio. Os preços dos bens estão diretamente ligados aos custos do produto que, neste caso, acabam subindo e provocando a inflação de custos.
A inflação de demanda acontece quando há uma um desequilíbrio entre a quantidade de oferta e a demanda. Ocorre quando a procura é maior que a quantidade de bem e serviços disponíveis no mercado, logo menos produtos ofertados a procura será maior o que terá como consequência o aumento dos preços, gerando a inflação de demanda.
3) Cite três efeitos que a inflação pode proporcionar sobre a economia. Explique.
A redução do poder de compra é um dos efeitos proporcionados pela inflação. Quando os preços aumentam a capacidade do trabalhador assalariado consumir diminui devido ao aumento generalizado e contínuo dos preços.
Outro efeito está ligado a distribuição de renda, em vista que, para os trabalhadores assalariados o seu salário não é corrigido conforme o aumento de seus custos, ficando com seu orçamento cada vez mais reduzido.
E com a imprevisibilidade da economia faz que investidores reduzam seu volume de investimentos no país.
4) Na análise do modelo IS-LM , diferencie curva IS e curva LM. Explique cada curva. É possível encontrar o equilíbrio no modelo IS-LM? Justifique.
A curva IS relaciona o nível de renda nacional com o nível de taxa de juros de forma que o mercado de bens fique em equilíbrio. Já a curva LM mostra