Economia Internacional
A economia internacional é necessárioa para a compreendermos o que se passa no mundo e para que sejamos consumidores, cidadãos e eleitores capazes de tomar decisões que afetam direta ou indiretamente nossas vidas. De um ponto de vista mais prático, o estudo da economia internacional é requisito necessário em numerosos empregos em empresas multinacionais, bancos, agências internacionais (como os departamentos de comércio dos países) e organismos internacionais tais como a ONU, o banco Mundial e o FMI.
2) O que se entende por globalização econômica?
É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
3) Discuta o fenómeno da globalização financeira: determinantes, consequências, riscos e visões.
A globalização financeira segue os mesmos princípios, pois a maioria dos países inseridos na globalização, tiveram que alterar suas legislações para facilitar a entrada e saída de capital, sem grandes traumas e principalmente protegido. Em resumo é a facilidade de trânsito do capital pelos países, objetivando a principal meta do capitalismo, lucro.
Como muitos outros fenômenos, a globalização financeira apresenta pontos positivos e negativos. Ela foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. Outra vantagem é que ela atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, potencializa as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas. Por outro lado, uma das maiores desvantagens da globalização financeira é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos.
4)