Economia Internacional
Diferentes tipos de usos para os quais a produção de um país é comprada no PNB:
-consumo ( qt consumida pelos residentes domésticos de um país)
- investimento ( a qt separada pelas empresas privadas para construir novas fabricas e novos equipamentos)
- compras governamentais ( gasto do governo)
- Saldo em transações correntes ( a qt de exportações líquidas de bens e serviços)
bens intermediários não são contabilizados no PNB , só os finais , pois neles já estão comtemplados os outros
PNB e renda nacional são necessariamente iguais. Mas o PNB não leva em conta a depreciação ( perda economica devido ao desgates de maquinarias e estruturas) que reduz a renda dos proprietários de capital. Para calcular a renda nacional durante um determinado período , devemos portanto subtrair a depreciação ( PNB - depreciação = PNL ( produto nacional líquido) .
Outro ponto é que a renda nacional pode incluir donativos e transferencias do exterior , as transferencias unilaterais liquidas, que devem ser adiconadas ao PNL nos calculos de renda nacional.
Renda Nacional = PNB - Depreciação + Tranferencias unilaterais liquidas
PIB: o objetivo é medir o volume de produção dentro das fronteiras do país. = PNB + renda dos fatores vindos do exterior ( consiste basicamente na renda que residentes domesticos ganham sobre a riqueza que possuem nos outros paises)
Investimento no PNB não considera ações , somente produtos e serviços Em economias fechadas
Y= C+ I + G
Toda a produção deve ser consumida ou investida Economia aberta
Y = C + I+ G +EX -IM O gasto com produtos importados entra para o PNB do pais estrangeiro Saldo em transações correntes: diferença entre exportações e importações de bens e serviços TC = EX - IM Caso o país importe mais do que exporte, ocorrerá um deficit , e ele precisa financiar isso de algum jeito., o que acabando aumentando a dívida externa liquida. Saldo em transações correntes de um país é