Economia internacional
Administração com ênfase em Comércio Exterior
Núcleo Universitário: Contagem
Disciplina: Economia Internacional
Professor: Flávio Vasconcelos
Nomes: Douglas Eustáquio
Estudo Dirigido
Respostas:
1- Balanço de Pagamentos.
2 – Um exemplo que podemos citar para ilustrar a interferência das relações internacionais capitalistas nos saldos da Balança de Serviços e Capitais e a atual crise na Zona do Euro. As dívidas externas referentes à indisciplina fiscal e descontrole das contas públicas são o grande problema da Grécia que recorre ao FMI e a outros países membros da União Européia para pagamento da dívida. Isto acaba afetando também muitos países da Zona do Euro. Para solução do problema a União Européia deveria eliminar os países em recessão econômica do bloco, mas isto acabaria gerando conflitos diplomáticos, além de afetar também as relações comercias naquela região.
3 - Com a abertura da Balança de Capitais Autônomos visando o financiamento de déficits em Transações Correntes o endividamento interno e externo aumentam devido à alta taxa de juros desses financiamentos e empréstimos. O caso da Grécia pode ser novamente usado de forma ilustrativa neste caso onde os empréstimos concedidos pelo FMI e pelos outros países da Zona do Euro são usados para pagas às dívidas do país. Estes empréstimos deverão ser amortizados, mas as taxas de juros aplicados farão com que a dívida aumente cada vez mais dificultando seu pagamento.
4 - O Banco Central na tentativa de equilibrar a Balança Comercial interfere diretamente na taxa de câmbio, de acordo com o crescimento da economia nacional (superávits) caso o país conviva com déficits na Balança de Serviços. O Banco Central ajusta diariamente a taxa do dólar tanto para compra quanto para venda buscando assim favorecer as transações do país, como por exemplo aumentar as exportações e reduzir as importações.
5 - A taxa de câmbio não é o único motivo para