Economia Internacional: Balança de Pagamentos
(11/08/2014)
FMI – (É uma organização internacional que foi criada com a intensão de ajudar países pobres ou subdesenvolvidos para que estes superem suas dificuldades estruturais pagando taxas inferiores aos bancos privados convencionais.)
Conceitos de Balanço de Pagamentos
Balanço de Pagamentos (FMI) - É o registro sistemático das transações econômicas realizadas durante determinado período de tempo entre residentes e não-residentes de um País.
Balanço de Pagamentos – É o registro contábil, econômico, financeiro e estatístico do valor das transações efetuadas por um país com o exterior em determinado período.
Balanço de Pagamentos - (O BP reúne o dinheiro que entra e sai do País, em forma de serviços, vendas e compras de produtos, empréstimos entre outras)
Se o BP é positivo em um período, significa que ingressaram mais recursos do que saíram do País. Ou seja, houve um acúmulo de reservas. Em caso de déficit, é preciso usar parte das reservas disponíveis para compensar a saída de recursos maior do que o ingresso.
Estrutura do Balanço de pagamento ATUAL: (Transações Correntes, Conta Capital e Financeira e Erros e Omissões)
1. Transações Correntes – [referem-se à movimentação de mercadorias e de serviços (inclusive os serviços de remuneração de capitais - juros e dividendos) – pagamentos e recebimentos de rendas de capital, trabalho e transferências unilaterais de renda;}
1.1 Balanço Comercial - (Saldo das exportações menos importações]
1.2 Balanço de Serviços e Rendas:
1.2.1 Balanço de Serviços - (Contabiliza o ingresso e saída de dinheiro em serviços como seguros, viagens internacionais, royalties, licenças e frete de transporte)
1.2.2 Balanço de Rendas - (Pagamentos de salários a empregos não residentes que prestam serviço no Brasil ou a brasileiros que prestam serviço no exterior. Compreende também a renda enviada de estrangeiros e recebida de brasileiros no resto do mundo. Lucros reinvestidos no Brasil também entram