Economia Industrial
Economia Industrial
1. Empresa Multiproduto
São empresas que produzem diferentes tipos de produtos. Tendo esses bens, apesar de diferentes, as funções de PeD, fabricação e marketing em comuns entre si.
- Exemplo: A empresa norte-americana P&G, que atua na área de higiene pessoal, do lar, além de cosméticos.
2. Empresa Verticalmente Integrada
Ocorre quando diferentes processos de produção, que pode ir desde o insumo até a venda do produto final, passam a ser produzidos por uma única firma. Nesse caso o produto de um processo é o insumo para o outro subsequente.
- Exemplo: A empresa francesa BRVP, produtora de software, que comprou a empresa MediaGold (hoje Avanquest), uma empresa que se dedica à revenda no retalho de marcas independentes de software.
3. Conglomerado Gerencial
São empresas que estão presentes em diferentes mercados, vendendo produtos que possuem produtos pouca relação entre si. Essas empresas apresentam uma capacidade gerencial genérica, que é utilizada nos diferentes mercados onde essas firmas encontram-se, isso lhe oferece uma vantagem concorrencial.
- Exemplo:
O Grupo Mitsubishi, que é composto por 2.738 empresas, considerando as participações minoritárias em outras empresas. Ele controla bancos, indústrias de máquinas fotográficas, de bebidas, de automóveis, aeroespacial e naval, além de time de futebol.
4. Conglomerado Financeiro
São empresas diversificadas, que estão presentes em distintos mercados, os quais não possuem relação entre si, tanto do ponto de vista técnico-produtivo, como do ponto de vista das capacitações gerencias necessárias para operar no mercado. A interligação das atividades ocorre apenas pelo controle financeiro.
- Exemplo:
Banco do Brasil, sendo este considerado o maior conglomerado financeiro do país, além do Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e ABN Amro.
5. Companhia de Investimento
Ocorre com empresas que baseia sua distribuição de recursos