Economia Industrial
CURSO DE ECONOMIA
...
DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS
CRICIÚMA
2014
...
DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS
2548890-635Trabalho acadêmico da disciplina de Economia Industrial, solicitado e orientado pelo professor ...00Trabalho acadêmico da disciplina de Economia Industrial, solicitado e orientado pelo professor ...
CRICIÚMA
2014
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar a diversificação que ocorre nas empresas, onde buscam ofertar aos consumidores produtos ou serviços inovadores para se superar no mercado competitivo onde o mesmo está sob constantes mudanças. Também será abordado as conexões entre diversificação e crescimento da empresa, assim como, os condicionantes internos e externos à empresa que interferem na dinâmica do processo. E ainda, será apresentado as principais formas para viabilizar o processo de diversificação.
2 DIVERSIFICAÇÃO E CRESCIMENTO INDUSTRIAL Segundo Kupfer (2002, p.307-308), o fenômeno da diversificação refere-se à expansão da empresa para novos mercados distintos de sua área original de atuação. Sendo uma alternativa para viabilizar o crescimento da empresa, na medida em que lhe permite superar os limites de seus mercados concorrentes, ao mesmo tempo em que possibilita, através da gestão de um conjunto de diversas atividades, ampliar o “potencial de acumulação” que influencia a dinâmica do crescimento empresarial. Dito isto, temos alguns motivos que levam as empresas a diversificarem suas atividades, eles são:
• Superar os limites de crescimento de seus mercados concorrentes: responder ao baixo dinamismo da demanda; encontrar um meio de colocar o seu produto no mercado para o seu potencial de acumulação.
• Explorar oportunidades de crescimentos em novos mercados;
• Ganhos de eficiência.
Com isso, são notórios os benefícios