economia empresarial
2) Demanda inelástica: Se uma mudança significativa de preço (P) provoca pouca ou nenhuma mudança da quantidade vendida (Q), dizemos que o produto é insensível ao preço, ou que tem uma demanda inelástica. Isso costuma acontecer com produtos ditos "essenciais". Por exemplo, se o preço do arroz subir 5%, é provável que a quantidade vendida deste produto caia menos que 5%.
Nos exemplos dados, considerando só o fator "elasticidade" e o aspecto financeiro, concluímos que o aumento de preço é inviável ao produto "perfume" (haverá queda no faturamento), porque o produto é muito elástico ou sensível ao preço. O aumento será compensador para o produto "arroz", que é menos elástico ou menos sensível ao preço; o aumento de preço compensará, com vantagens, a queda na quantidade vendida, que será pequena (haverá aumento no faturamento).
1- Qual o efeito da venda de títulos públicos sobre o nível de consumo, sobre a inflação e sobre o nível de emprego?
A venda de títulos públicos reduz a oferta de moeda, diminuindo o consumo, a inflação e o nível de emprego.
2- Se a taxa de câmbio sofrer uma desvalorização (do real), qual o efeito esperado sobre a exportação? Justifique sua resposta.
A exportação aumenta e a importação diminui. Fica barato para os estrangeiros comprarem produtos brasileiros.
3- Qual o impacto de uma elevação na taxa de encaixe (depósito) compulsório sobre o nível de consumo da economia? Justifique sua resposta.
Com o aumento da taxa de encaixe, diminui a