Economia Empresarial
1. O que é a curva de Phillips? Explique.
Criado pelo americano Willian Phillips, onde representa uma relação de trade-off entre inflação e desemprego.
Quanto maior o desemprego menor a inflação e vice versa.
2. A inflação brasileira atualmente está próxima dos 6% no resultado acumulado em 12 meses, com risco de aumentar ainda mais nos próximos meses. Ao mesmo tempo, o crescimento econômico foi baixo (cerca de 1,5% no ano passado). Mesmo com o quadro de baixo crescimento, a taxa de desemprego brasileira tem se situado em patamar baixíssimo. Como você explicaria esse fenômeno?
Com a desvalorização da nossa moeda e a queda dos valores dos itens exportados por nosso país, assim como pontualmente em determinados segmentos também da quantidade. De outro lado o crédito internacional se tornou caro, escasso e com prazos menores devido a crise mundial.
Nossa inflação ainda esta em alta pela elevação do custo do barril de petróleo – insumo de vários bens – bem como de um lado a queda da produção agropecuário nos EUA (seca) e Austrália, e de outro ao crescimento da demanda mundial de alimentos.
Desemprego baixo em nosso país pode ser explicado em parte pelas perspectivas que o empresariado tem do crescimento. Como estes vislumbram “dias melhores”, demitir agora implicaria custos de demissão, recontratação futura (seleção), treinamento e nova produtividade. Caso em que o empresário prefere ficar como esta para ver como é que fica.
3. Defina moeda. Quais são os principais agregados monetários?
É o conjunto de ativos em uma economia que as pessoas regularmente usam para adquirir bens e serviços de outras pessoas;
- Meio de troca
- Unidade de conta
- Reserva de Valor
• M0 = Base Monetária Restrita = moeda emitida (papel-moeda e moeda metálica) + reservas bancárias (moeda em poder das entidades financeiras e seus depósitos no Banco Central);
• M1 = moeda em poder do público (papel-moeda e moeda metálica) + depósitos à vista nos bancos