Economia Doméstica
Denílson Diego Ribeiro1
RESUMO
Um planejamento mal estruturado do orçamento doméstico é motivo cada vez maior de preocupação frente aos altos índices de inadimplência dos brasileiros. O termo “planejamento” é tida como ferramenta administrativa que possibilita percorrer a realidade, avaliar os caminhos que podem ser seguidos a fim de potencializar uma boa Economia doméstica. Este artigo pretende discutir a função do Economista Doméstico e qual a relevância do mesmo na garantia de uma melhor qualidade de vida frente às dificuldades de uma economia mundial oscilante.
Palavras-chave: Economia Doméstica, Planejamento, Orçamento, Inadimplência.
ABSTRACT
A planning poorly structured of household budget is reason of worry ahead the high rates of brazilian’s bad debt. The term “planning” is a administrative tool that can turn possible go to reality, evaluate the ways that can be followed in order to potentiate a good housekeeping. This article provide discuss the function of household economist and which is the relevance to ensure a better life’s quality ahead the dificulties of a wavering world economy.
Keywords: Housekeeping, Planning, Budget, Bad debt.
1
1 INTRODUÇÃO
Um planejamento mal estruturado do orçamento doméstico é motivo cada vez maior de preocupação frente aos altos índices de inadimplência dos brasileiros. O termo “planejamento” é uma ferramenta administrativa que possibilita percorrer a realidade, avaliar os caminhos que podem ser seguidos a fim de potencializar uma boa Economia doméstica. A economia doméstica que vem do grego Oikonomia que quer dizer “aquela que administra o lar” formalmente veio a existir a partir do ano de 1909 como resultado das mudanças sociais relevantes após a revolução industrial. A economia doméstica trata do conhecimento de métodos teórico-práticos para relacionar o que se concebe na esfera reprodutiva, ou esfera social onde