Economia do municipio de sombrio
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
WAGNER NIERO MANTOVANI
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2011.
WAGNER NIERO MANTOVANI
ECONIMIA DO MUNICIPIO DE SOMBRIO
Trabalho de pesquisa elaborado na disciplina de economia, solicitado pela professor ALEX SANDER BRISTOT DE OLIVEIRA do curso de ciências contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2011.
Histórico do município
O município foi fundado em 30 de dezembro de 1953. A colonização é Portuguesa (açoriana), italiana e alemã. A população é de 26.626 habitantes, sendo 49,12% Homens e 50,88% Mulheres - 73,8 Urbana / 26,2% Rural. As principais etnias são: Portuguesa, italiana, alemã e indígena. Sombrio se localiza Extremo-Sul, na microrregião de Araranguá, a 244km de Florianópolis. Região Sul de Santa Catarina - Microrregião da AMESC. A área é de 142,745km2. As datas festivas são: dia 30 de dezembro (emancipação) e dia 13 de junho (Festa do Padroeiro, Santo Antônio de Pádua). Principais atividades econômicas:
* Agropecuária: principais produtos: arroz, fumo, banana;
* Indústria: confecções, cerâmica, móveis, calçados;
* Comércio: lojas de confecções, materiais de construção, eletrodomésticos, etc. Cidades próximas: Araranguá, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Passo de Torres, Jacinto Machado, Ermo e Balneário Gaivota.
Descrição socioeconômica
A política municipal de desenvolvimento socioeconômico e da infraestrutura social tem como objetivo geral a promoção social e econômica, de forma a gerar melhoria na qualidade de vida da população, preservando e incentivando as potencialidades regionais e locais, através da articulação das políticas públicas em suas várias dimensões.
No setor primário, as atividades que mais se destacam são agricultura, indústria alimentícia e cerâmica.