Economia Do Meio Ambiente Palestra Sobre Residuos Solidos
Professor: Gasparini
Aluno: Ricardo Augusto Ferreira Gonçalves
Assunto: Resumo da Palestra – SEBRAE/ES (Sustentabilidade – Plana de Resíduos Sólidos)
Com a visão passada pela apresentação da palestra, podemos ver que algumas medidas devem começar a ser tomadas por grande parte das empresas, pois há à necessidade de adaptação a novas leis e normais com exigências cada vez mais rígidas relacionadas ao descarte correto de resíduos e quais as ações que podem ser feitas para reduzir o impacto ambiental que um descarte incorreto hoje realizado pode gerar na natureza.
Inicialmente uma das medidas cíclicas identificadas para essa redução seria a descrita abaixo:
Não Geração > Redução > Reutilização > Reciclagem > Tratamento > Disposição
E também a apresentação de inúmeros planos que visam à reeducação das empresas alguns citados em palestra foram os planos
I - Plano Nacional de resíduos sólidos
II – Planos Estaduais de resíduos sólidos
III – Planos Microrregionais de resíduos sólidos e planos de resíduos sólidos de regiões metropolitanas ou aglomeração urbana.
IV – Entre outros (Planos municipais, intermunicipais e de Gerenciamento de resíduos sólidos)
Com a disposição de vários planos, o que antes era chamado de lixo não deve ser mais tratado dessa forma, pois lixo e aquilo que não possui aproveitamento (Rejeito), já o resíduo apresenta possibilidade de reaproveitamento.
Como o Brasil possui a PNRS (Politica Nacional de Resíduos Sólidos), que tem prazo estabelecido ate 2020 par que todo o pais tenha toda a estrutura necessária para dar uma destinação adequada a qualquer resíduo solido.
Esses resíduos sólidos que vimos na palestra que antigamente não era tratado desta forma, pois a sociedade foi descobrindo que “lixo” não e exatamente algo que se possa descartar em qualquer lugar, sem suas devidas precauções. Os “lixões” que ainda existem em grande parte dos estados do Brasil, são uma grande ameaça a saúde publica, além de serem grandes fontes