Escola Selo Verde
Morais R. Inara
(1) Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Maracanaú, Av. do Contorno Norte nº 10. Parque Central, Distrito Industrial. Maracanaú, inara1931@gmail.com RESUMO
Com vistas à sustentabilidade ambiental, as práticas como o reuso de água, aproveitamento energético, reciclagem de resíduos sólidos e arborização de ambientes urbanos têm se tornado cada vez mais comuns e necessárias. O projeto selo verde escolar visa à implantação de soluções sustentáveis em escolas, baseados em quatro eixos de atuação: água, energia, resíduos sólidos e arborização. O projeto piloto se deu em uma escola de ensino integrado do município de Maracanaú (Escola de Ensino Médio Profissional Governador Luiz Gonzaga Mota). Implementadas as ações propostas, até o presente momento, a escola enquadrou-se no selo verde escolar nível C. Agora o mesmo projeto será utilizado numa escola de Maracanaú, só que estadual de nome EEM Adahil Barreto Cavalcante, e assim haverá a comparação de resultados.
Palavras-chave: sustentabilidade, economia, selo ambiental
Introdução
A cada dia, com o aumento da demanda por recursos ambientais, torna-se mais urgente a adoção de práticas de sustentabilidade ambiental. Práticas como o reuso de água, aproveitamento energético, reciclagem de resíduos sólidos e arborização de ambientes urbanos têm se tornado cada vez mais comuns e necessárias.
A busca pela manutenção e/ou melhoria na qualidade de vida, deve vir acompanhada de soluções de maior eficiência no uso dos recursos naturais, de menor impacto ambiental e de justiça social, pautados por valores éticos. A sociedade busca um novo modelo de desenvolvimento que responda a estas questões, um novo paradigma definido como desenvolvimento sustentável (MOTTA,2009). Por esse motivo, este novo paradigma também deve fazer parte do ambiente escolar.
O objetivo geral do projeto era desenvolver soluções