Economia do Conhecimento
Comparação entre fábricas de mercadorias (estações de trabalho) com "fábricas de informações" (conjunto de cérebros como unidades de produção de conhecimento, representado por informações).
O que é PRODUTO em uma Economia do Conhecimento?
Um determinado conjunto de Informações, com uma determinada estrutura de apresentação, em uma mídia particular, com o objetivo de ser uma mensagem que transmita um significado planejado entre duas ou mais mentes.
O que é CUSTO em uma Economia do Conhecimento?
Custo do tempo das pessoas detentoras do conhecimento para sua aplicação à situação problema.
Custo da estrutura para transferência síncrona ou assíncrona do significado entre pessoas (tempo do aprendiz, custo de livros, ou outras mídias de apoio ao aprendizado por iniciativa própria).
O que é MARCA em uma Economia do Conhecimento?
Ter reputação de conhecedor de um dado assunto, ser acreditado, ser uma boa fonte de informações sobre o assunto.
Geralmente os mercados são imperfeitos por deficiências de conhecimento.
Os produtores não possuem o conhecimento sobre clientes, processos e competências para obter custo / benefício otimizado.
Os consumidores não possuem o conhecimento sobre os produtos e produtores para otimizar suas compras
O conceito de mercado não é totalmente aplicável na Economia do Conhecimento.
Existem compradores e vendedores de conhecimento, mas o conceito de propriedade, como posse excludente da posse por outros, não se aplica, ou seja, a venda de conhecimento não implica em deixar de possuí-lo. (Bens não-rivais)
Na verdade ao "entregar informação" o conhecimento do vendedor se amplia, no mínimo, quanto aos aspectos que adaptem sua comunicação para cada público alvo. Como consequênca, quanto mais compartilhada for a posse do conhecimento, maior será a riqueza dos atuais e futuros proprietários, pois quanto mais divulgado o conhecimento sobre um tópico,