Direito e economia na era do conhecimento
FACULDADE CESMAC DO SERTÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
TEORIA ECONÔMICA APLICADA AO DIREITO PROPRIEDADE INTELECTUAL: DIREITO E ECONOMIA NA ERA DO CONHECIMENTO
PALMEIRA DOS ÍNDIOS, AL
OUTUBRO, 2012
Emerson de Souza Jatobá
Resumo do artigo Propriedade Intelectual: Direito e Economia na era do conhecimento da autora Fabíola Wüst Zibetti apresentado à disciplina Teoria Econômica Aplicada ao Direito, ministrada pelo Professor Esp. Gilberto Gomes, realizado pelo acadêmico do 2º período do Curso de Direito, da Faculdade Cesmac do Sertão, para aquisição de conhecimentos e como requisito de complementação de nota da 2ª Avaliação.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS, AL
OUTUBRO, 2012/02
PROPRIEDADE INTELECTUAL: DIREITO E ECONOMIA NA ERA DO CONHECIMENTO
Emerson de Souza Jatobá esjatoba@hotmail.com O artigo Propriedade Intelectual: Direito e Economia na era do conhecimento da autora Fabíola Wüst Zibetti, tem como intuito realizar uma análise do direito de propriedade intelectual tomando como base a economia do conhecimento, onde a mesma procura explicar os critérios econômicos que vem a justificar a criação do direito de propriedade intelectual visto que é sabido que a relação entre o direito e economia tem se mostrado cada vez mais nítido nas últimas décadas.
Para tanto, a autora procura demonstrar tal análise, através do estudo das principais teorias microeconômicas entre elas: teoria dos bens públicos; teoria das externalidades e teoria das falhas de mercado.
Traz também para complementar o referido estudo, a criação da escassez, a tragédia dos commons e anti-commons, modalidades de apropriação dos bens e uma referência às limitações relacionadas ao direito de