direito - economia politica
O projeto é trabalhado pelas disciplinas levando os alunos a relacionar o tema proposto a elas. Os trabalhos são feitos em equipe onde se elaboram resumos, relatórios e resolvem questões sobre o tema e o material disponibilizado. Há ainda debate em sala de aula, o que facilita a compreensão dos acadêmicos sobre o tema, e tudo aquilo que está relacionado a ele.
A partir das pesquisas feitas no desenvolver do projeto, os acadêmicos já estão adquirindo e aprofundando os seus conhecimentos sobre o tema, tendo também uma percepção do quanto os direitos fundamentais são importantes e o quanto estão sendo violados.
A disciplina de Economia Política, por exemplo, tem por objetivo verificar a relação da atual situação econômica do país com a efetividade dos direitos fundamentais, contribuindo para a conscientização dos acadêmicos da real situação dos direitos fundamentais no país.
Foi proposto pelo professor Lindon que os alunos fizessem pesquisas a respeito dessa relação, para que fosse realizado um relatório em sala de aula.
A partir das pesquisas foi possível perceber a grande relação existente entre o direito e a economia. Partindo do pressuposto de que a classe menos favorecida economicamente é a que menos possui conhecimento sobre os direitos fundamentais, e logo não tem acesso a eles. “A atual realidade socioeconômica revela a existência de uma intensa desigualdade social, que despoja muitos brasileiros do desfrute da democracia plena. Com efeito, o principal problema que envolve os direitos sociais diz respeito a sua eficácia e efetividade, especialmente no que tange a implementação das normas constitucionais, de princípios programáticos, bem como a imposição de suas políticas sociais ao poder publico, diante dos obstáculos de ordem econômica e política”.