Economia Política e Direito
Q1. Diferencie uma sociedade pré-capitalista de uma sociedade de mercado com base nas visões de Heilbroner e Polanyi, enumerando 5 elementos por ordem de relevância.(Pergunta de difícil resposta por ser muito mal formulada – são 5 pontos de diferenças + explicação ou 5 pontos quaisquer diferentes entre si?)
Sociedade pré-capitalista
Sociedade de mercado
Ausência de instituição de propriedade privada
Fatores de produção não eram mercadorias
Ausência de sistema de mercado
Produção para subsistência
Poder gerava dinheiro (?)
Vida estável
Propriedade privada
Fatores de produção como mercadorias (k, L, T)
Presença do sistema mercantil
Produção p/ excedente
Dinheiro gera poder
Vida instável
Q2. Descreva o processo de acumulação de riquezas para o Mercantilista, para os Fisiocratas e para os Economistas Clássicos.
R. Mercantilistas: Entendimento da acumulação de riquezas pela acumulação de metais preciosos (principalmente ouro e prata). Acreditava-se que este acumulo seria viabilizado pelo incremento das exportações e restrição das importações (busca pela balança comercial favorável).
Fisiocratas: Para os fisiocratas, a exploração da terra era o verdadeiro e único modo de gerar riquezas pelo fato de que a mesma proporciona grandes lucros e exige poucos investimentos.
Economistas Clássicos: Para os Economistas Clássicos, a verdadeira origem da riqueza advém da produtividade do trabalho.
Q3. Segundo deDecca, do ponto de vista do trabalho, quais os dois elementos que mais marcaram a transformação que se refere em sua obra? Já em “O Operário em Construção”, cite 5 elementos elaborados pela Escola Clássica presentes ao longo do texto.
R. Decca: Os dois elementos que marcaram a transformação que Decca se refere em sua obra foram a hierarquização e organização das relações de trabalho.
Operário:
Conceito de mais-valia;
Exploração dos meios de produção pelo Capitalista;
Surgimento de uma consciência de classe;
Busca pelo