Hormônios vegetais
A palavra hormônio vem a partir do termo grego horman que significa "excitar". Hormônios vegetais são substâncias orgânicas que desempenham uma importante, eles estão sempre relacionados com o crescimento do vegetal, mas são eles também agem no processo inibitório, outros estimulando. Os movimentos dos vegetais são essenciais para o desenvolvimento dos mesmos os Hormônios também desempenham os mesmo papel na vida de um vegetal.
Os hormônios são substâncias produzidas nos seres vivos por glândulas ou células isoladas e depois transportadas para outras regiões do organismo, onde passam a agir como estimuladores e inibidores de atividades orgânicas, como o crescimento.
Nos vegetais os principais hormônios são as auxinas, as giberelinas, as citocininase o ácido abscísico.
* Auxinas:
Foram o primeiro fitormônio extraído dos vegetais. Elas agem na multiplicação e na distensão celular.
Quimicamente correspondem ao ácido indolacético – AIA, mas existem auxinas produzidas pelo homem (ANA) para evitar a queda precoce dos frutos e facilitar a formação de raízes em mudas de plantas.
A auxina age como inibidor ou estimulador dependendo da sua concentração ou órgão em que se encontra.
Gema lateral: As auxinas produzidas na gema apical inibem o desenvolvimento das gemas laterais até uma futura poda só depois disso os galhos caulinares irão se desenvolver.
Raíz e caule: As auxinas aceleram ou inibem a distensão celular de acordo com sua concentração. Altas concentrações e auxina aceleram o crescimento do caule e inibem o da raiz.
Folha e Fruto: As auxinas influenciam na permanência e na queda de folhas e frutos. A queda de folhas e frutos ocorre quando neles houver diminuição acentuada de hormônio em relação à quantidade no caule.
*Tropismo
São movimentos celular de crescimento e curvatura da planta em que a direção depende da localização do agente